BBB 2017 – Marinalva é Tudo o que Todos Esperavam? - Blog Inclusão Diferente

Últimas notícias ➞
Carregando...

BBB 2017 – Marinalva é Tudo o que Todos Esperavam?




COMPARTILHE ESSA POSTAGEM!





BBB 2017 – Marinalva é Tudo o que Todos Esperavam?

BBB 2017 – MARINALVA É TUDO O QUE TODOS ESPERAVAM?


Olá, Pessoal! Tudo bem?

Todos sabem que o Blog Inclusão Diferente é um espaço onde buscamos tratar dos mais variados assuntos do universo das Pessoas com Deficiência.

E sendo assim, sempre procuramos estar “antenados” a tudo o que acontece e que pode chamar a nossa atenção ou fazer alguma diferença em nossa vida e, para o assunto de hoje não foi diferente.

Precisamos nos posicionar sobre o fato de termos uma Pessoa com Deficiência no BBB 2017.

Mas, antes de dar continuidade, quero esclarecer uma coisa.

Existem muitas coisas da vida que não conheço suficientemente para expor minha opinião, então, vou logo avisando que o BBB é uma dessas coisas.

Sendo assim, já peço desculpas, previamente, caso alguma bobagem seja escrita mais abaixo.

Vamos lá!

Nesses 17 anos de programa, acompanhei fielmente uma única edição, por pura curiosidade. Não me lembro exatamente qual edição foi, mas foi aquela que o tal do Dourado voltou para a casa e levou o prêmio.

A propósito: Tremenda marmelada, hein?

Mas naquela edição pude tirar a seguinte conclusão.

Até ali não tinha perdido nada em não seguir o programa e dali para frente seguir ou não, não faria a menor diferença na minha vida. Optei então por não seguir.

Porém, três dias antes de começar a edição do BBB 2017, fiquei sabendo que haveria uma Pessoa com Deficiência na casa mais famosa do Brasil. Aí não teve jeito!

Primeiro fiquei pau da vida, pois devido ao trabalho que faço sabia que teria que ter uma certa disciplina para assistir nos dias que ocorrem a exibição.

A segunda coisa que me incomodou foi verificar que existe uma comunidade de Pessoa com Deficiência que desejavam e até reivindicavam a participação de um deficiente no programa, e eu sempre me perguntei o porquê.

Claro que nunca achei a resposta, mas também admito que não fui tão longe para tê-la.

Mas e você? Também é daqueles que sempre acreditaram que precisaria ter uma Pessoas com Deficiência no BBB ou é daqueles que nem tomava conhecimento da existência do programa?

Deixe seu comentário logo abaixo falando o seu pensamento. Queremos saber sua opinião.

Está gostando do artigo? Assine gratuitamente o blog e seja avisado sempre que publicarmos novos textos, assine aqui.

Vem coisa boa ai! Então já compartilhe com seus amigos para que cada vez mais pessoas entendam a importância e aprendam com o conteúdo em questão.
Bom! O texto não é sobre se deveria ou não ter uma Pessoa com Deficiência no BBB. Já temos, e isso é fato. E aqueles que não gostariam vão ter que se conformar e os que queriam estão comemorando.

Nunca ninguém será plenamente satisfeito. É a vida!!!

Então, atendendo ao pedido de alguns, hoje temos uma Pessoa com Deficiência no BBB 2017 e a pergunta é: “O que isso muda?”


bbb 2017 tem pessoa com deficiência
Marinalva BBB 2017

Como eu disse, comecei a assistir para ver a participação da Marinalva, mas você já deve imaginar que, pela falta de costume, houve dias que, simplesmente, passou batido e quando lembrei, o Tiaguinho já estava se despedindo.

Porém, nas poucas vezes que consegui assistir, verifiquei pouca atuação da Marinalva, ou melhor uma participação comum, nem apagada e nem chamativa.

E por ter esquecido algumas vezes de assistir, admito que para fazer esse texto precisei fuçar algumas coisas na internet para ver suas atitudes dentro da casa. Essas pesquisas confirmaram minha primeira percepção: Ela tem tido uma participação comum.

Vi alguns momentos em que ela se posicionou firmemente. Isso já me chamou a atenção. Não adotou uma posição de vítima e, o mais extraordinário, disse que merece a vitória simplesmente por ser quem é.

Adoro essas coisas!!!

Mas, refletindo sobre sua participação fiquei pensando naqueles que desejavam tanto uma Pessoa com Deficiência no BBB. O que de fato eles queriam?

Por que estou perguntando isso?

Porque, nas vezes que assisti e nos vídeos da internet, não vi a Marinalva, em nenhum momento, levantar a bandeira da inclusão, da acessibilidade e tudo o mais. Pelo menos não até agora.

Ela é uma esportista de alta performance. Tem o corpo mais sarado que de muita gente. Obviamente que “os caras” da Rede Globo nunca iriam colocar um cadeirante, um deficiente visual, um deficiente auditivo, um muletante, um bengalante...

Esses, incluído eu. Estamos fora da lista.

Por favor, não estou dizendo que ela não mereceria estar lá e, muito menos, que ela não seja uma pessoa de superação e que sirva de modelo para muitos de nós, não é isso.

Eu mesmo já estou me tornando um fã, pois adoro pessoas que não colocam a deficiência na frente em tudo o que vão fazer.

O que estou questionando é se os que queriam muito ver uma Pessoa com Deficiência no programa estão plenamente satisfeitas ou se acham que ela deveria ser mais militante da causa.

Na minha visão, ela tem grandes possibilidades de ganhar, não porque o público vai ficar com “dózinha” dela, mas justamente por ser esportista e ter uma visão diferente de mundo. 

Seu corpo e sua mente já estão acostumados a enfrentar e superar os desafios, ultrapassar limites e quebrar paradigmas.

Então, uma pessoa que se coloque como perfeita tem grandes possibilidades de perder para ela.

Claro que quando o programa acabar vamos voltar aqui para falar mais da Marinalva, a primeira Pessoas com Deficiência a participar de um BBB.

Mas, por enquanto, vamos acompanhado sua participação, pois se ela demostrar dentro da casa o que demonstra nos esportes que pratica, mesmo sem dizer uma única frase sobre acessibilidade e inclusão, deixará um legado a ser seguido por muitos.

Você concorda com o texto? Deixe seu comentário concordando ou dando sua opinião contrária. E compartilhe para que possamos levantar mais fortemente essa discussão.

A gente se fala na próxima. Forte Abraço!!!

Deixe seu comentário!


Postar um comentário

Parceiros do blog